Intel deve fabricar chips com tecnologia de 14 nanômetros em 2013.

Pela Wikipédia:

Um nanómetro (ou nanômetro), milimícron ou milimicro é a subunidade do metro, correspondente a 1,0×10−9 metros, ou seja, um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo do metro. Tem como símbolo nm.[1] A forma não acentuada da palavra, nanometro tem sido defendida como sendo a correcta,[2] contudo, não está atualmente presente em qualquer dicionário da língua portuguesa.[3]

É uma unidade de comprimento do SI, comumente usada para medição de comprimentos de onda de luz visível (400 nm a 700 nm),radiação ultravioletaradiação infravermelharadiação gama, entre outras coisas.

1 nm = 1000 pms
1000 nm = 1 µm

 

Hoje os processadores tem cerca de 34 a 43 nm em média. Imagine uma tecnologia de 14 nm. Bom, o jeito é aguardar o resultado dessa nova tecnologia.

 










Na próxima sexta-feira (18/2), a Intel realiza uma cerimônia para anunciar a construção de uma nova fábrica, na cidade de Oregon (Estados Unidos). O evento contará com a participação do presidente norte-americano, Barack Obama, e marca uma nova estratégia da companhia, em especial, para lidar com a crescente concorrência imposta pelas fabricantes asiáticas de chips para smartphones.

De acordo com notícia divulgada pela Cnet, um porta-voz da Intel informou que a nova fábrica terá como foco produzir chips com tecnologia de 14 nanômetros a partir de 2013. Recentemente, a fabricante anunciou a produção de itens com 32 namômetros e, em uma próxima etapa, deve fabricar produtos com 22 nanômetros. O que indica que a planta do Oregon seria uma terceira fase de evolução.

Quanto aos recursos, a nova fábrica faz parte de um projeto da Intel de investir de US$ 6 bilhões a US$ 8 bilhões em duas novas unidades fabris nos Estados Unidos, no Oregon e no Arizona.

A iniciativa da Intel tem recebido o apoio do governo norte-americano, uma vez que a construção das fábricas deve abrir 6.000 vagas de emprego, das quais, 800 delas serão voltadas a profissionais de tecnologia.

A fabricante destaca também que, ao contrário de outros fabricantes de TI, que terceirizam a produção para países asiáticos, 75% dos seus produtos são fabricados nos Estados Unidos.

REF: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nan%C3%B3metro

REF: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/intel_deve_fabricar_chips_com_tecnologia_de_14_nanometros_em_2013

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem