Tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0Desempenho por demanda

Tecnologia IntelĀ® Turbo Boost 2.0





A Intel otimizou a Tecnologia Intel® Turbo Boost¹ para fornecer ainda mais desempenho quando for necessĆ”rio Ć  mais recente geração damicroarquitetura Intel® codinome Sandy Bridge. A Tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0 permite que, automaticamente, os nĆŗcleos do processador trabalhem mais rĆ”pido que a frequĆŖncia bĆ”sica de operação quando estiverem operando abaixo dos limites especificados para energia, corrente e temperatura.

Aumentando o desempenho dinamicamente


A tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 Ć© ativada quando o sistema operacional (SO) solicita o estado de desempenho mais elevado (P0).

A frequĆŖncia mĆ”xima da tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0 depende do nĆŗmero de nĆŗcleos ativos. O tempo que o processador gasta no estado da tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 depende da carga de trabalho e do ambiente operacional.

Qualquer um dos elementos a seguir pode definir o limite superior da tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 em uma determinada carga de trabalho:

  • NĆŗmero de nĆŗcleos ativos

  • Consumo estimado de corrente

  • Consumo estimado de energia

  • Temperatura do processador


Quando o processador estiver operando abaixo desses limites e a carga de trabalho do usuÔrio exigir desempenho adicional, a frequência do processador aumentarÔ dinamicamente até que o limite superior de frequência seja alcançado. A Tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 tem vÔrios algoritmos que operam em paralelo para gerenciar corrente, energia e temperatura de modo a maximizar o desempenho e a eficiência no uso de energia. Nota: A tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 permite que o processador opere a um nível de energia superior ao seu limite superior nominal de energia (TDP) por curtos períodos para maximizar o desempenho.

Por ser um recurso independente e complementar, a Tecnologia Hyper-Threading Intel® (Tecnologia Intel® HT) InformaƧƵes em InglĆŖs aumenta o desempenho de cargas de trabalho de sub-rotinas tanto mĆŗltiplas quanto simples.

MICROARQUITETURA INTEL® DE CODINOME SANDY BRIDGE





A microarquitetura Intel® de próxima geração, codinome Sandy Bridge, representa um salto incrĆ­vel na integração e fabricação de processadores. LanƧados na famĆ­lia de processadores Intel® Core™ de segunda geração, alguns dos destaques desta nova microarquitetura incluem:

  • Totalmente fabricados com a tecnologia de processo Intel® 32nm, proporcionando outro salto em desempenho e eficiĆŖncia energĆ©tica com relação Ć  geração anterior de tecnologias de processo.

  • Todos os nĆŗcleos e grĆ”ficos sĆ£o integrados em um Ćŗnico chip, permitindo novos nĆ­veis de experiĆŖncias visuais em um PC.

  • Aumento de desempenho maior ainda quando vocĆŖ precisa dele com Intel® Turbo Boost 2.0.

  • Um passo Ć  frente em aumento de eficiĆŖncia estabelecendo de maneira inteligente a correspondĆŖncia entre desempenho e cargas de trabalho, otimizando a eficiĆŖncia de energia em nĆŗcleos e mecanismo de grĆ”ficos.




Microarquitetura totalmente integrada


Modelo Sandy BridgeSandy Bridge une núcleos de processadores, controlador de memória, cache de último nível (LLC), processamento de grÔfico e de mídia. Essa integração tão estreita permite inúmeras melhorias de desempenho e eficiência, tais como:

  • Acesso rĆ”pido por meio de nĆŗcleos e grĆ”ficos para dados compartilhados no cache de Ćŗltimo nĆ­vel, acelerando assim o processamento de grĆ”ficos.

  • O menor nĆŗmero de barramentos pelos quais os dados e a sinalização devem trafegar significa processamento mais rĆ”pido.

  • Mais largura de banda para memória, aumentando o desempenho do sistema.




Aumento de desempenho inteligente para grƔficos e processamento de mƭdia


Processador de mĆ­dia Sandy Bridge Clique para uma visualização amplaO Sandy Bridge com tecnologias visuais integradas◊ Ć© otimizado para as cargas de trabalho de mĆ­dia de próxima geração. As novas tecnologias incluem:

  • Um mecanismo grĆ”fico muito mais potente do que as velocidades das microarquiteturas Intel® anteriores 3D e processamento de vĆ­deo.

  • Os novos aceleradores de mĆ­dia baseados em hardware e as unidades de execução de grĆ”ficos oferecem desempenho superior para games, conteĆŗdo de vĆ­deo em alta definição e grĆ”ficos 3D.

  • Novas tecnologias que lhe permitem aproveitar realmente todo o seu conteĆŗdo em HD e suas experiĆŖncias na web.




Desempenho dinâmico para processador e grÔfico


O gerenciamento inteligente de energia com Intel® Turbo Boost 2.0ĪØ controla dinamicamente o desempenho e a energia - tanto para nĆŗcleos como para grĆ”ficos - aumentando o desempenho exatamente onde e quando ele Ć© necessĆ”rio e economizando energia quando Ć© importante.

Escalabilidade do projeto para uma ampla variedade de mercados


O Sandy Bridge aborda segmentos de servidores, workstations, notebooks e PC com suporte para dois a oito ou mais nĆŗcleos e atĆ© dezesseis ou mais segmentos com a tecnologia Hyper-Threading Intel® (Intel® HT) InformaƧƵes em InglĆŖs‡. Esta nova microarquitetura permite tambĆ©m fatores de forma mais finos, maior duração da bateria e eficiĆŖncia energĆ©tica ativa para aplicativos de computação

Dobre os FLOPS e muito mais


Os aplicativos de computação intensiva recebem impulso com as Intel® Advanced Vector Extensions (Intel® AVX) InformaƧƵes em InglĆŖs, uma nova extensĆ£o para conjunto de instruƧƵes de 256 bits para Intel® SSE. As AVX Intel, juntamente com as novas Normas AvanƧadas de Criptografia (AES), melhorias para sistema operacional e gerenciador de mĆ”quina virtual (VMM) ampliam a arquitetura para aplicativos novos importantes.



REF: http://www.intel.com/portugues/technology/turboboost/

Postar um comentƔrio

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem