Analisando o risco operacional do seu negócio de um modo simples para leigos no assunto.


Em muitos momentos vejo alguns profissionais cobrando quase nada por um determinado serviço ou solução e quando menos esperam, acabam ficando na mão, pois esquecem de avaliar o custo e o tempo que a solução ficará fora de operação.

Quando falo de custo, muitos podem imagina o panorama de uma hospedagem, por exemplo. Vamos para um caso prático, que acoteceu com o meu blog, o HTBRAZ.
Eu havia feito uma hospedagem do blog no wordpress.com, porém houve um problema técnico e meu blog ficou fora de operação eternamente no provedor.

Por ser um provedor gratuito e ter suas regras específicas, o que eu podia fazer era chorar, gritar, pisotear e mesmo assim, não teria efeito nenhum.

Pense, existem mais pontos que devem ser analisados além de valores de hospedagem, hardware e software. Pergunte a si mesmo... Qual é o impacto no negócio do seu cliente caso um blog fique fora do ar?
Quando você pensa em colocar um site, blog, loja virtual ou qualquer coisa que se relacione ao seu negócio, ou seja, você depende comercialmente daquela determinada solução e isso pode ser um problema senão for visto o risco e o impacto de operação.
Você precisa pensar sempre que o valor do serviço tem que ser compatível ao impacto do tempo dele fora do ar.

Quanto vale o blog, site ou solução Web para a sua empresa?
Quanto em valores você deixa de ganhar se ele ficar um determinado tempo fora do ar?
Qual o impacto na mídia relacionada? Exemplo, se você faz um blog de segurança da informação e foi hackeado, qual é o impacto disso? 

Com certeza sua credibilidade será afetada. Imagine agora que você montou uma loja virtual que tem uma venda média bem alta, girando em torno de 100 mil por dia.
Calcule o valor perdido em vendas por minutos sem acesso, depois por 10 minutos, depois por 30 minutos, depois por 1 hora e assim por diante.

Agora pense, até quanto vale a pena manter uma solução gratuita para o se negócio. É essa a realidade daquela frase que o seu avô dizia, de que o barato sai caro.
Então fica ai uma dica. Avalie muito bem não só o resultado do cotidiano, mas o que foge do cotidiano. Pense em situações que superam as percepções, ou que serão o que eu chamo de impactos criticos operacionais.

Grande abraço e sucesso.

Att
Eduardo Popovici

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem