A Ciberguerra ou também chamada de Infoguerra.





A muito tempo os Hackers defendem a internet como sendo uma terra de livre pensamento, que não pode ser domada e nem mesmo regrada ao extremo, e com isso a Ciberguerra ou Infoguerra, começou com o sentimento de superação de conhecimentos.

Hoje a Infoguerra afeta nações e empresas, influenciando diretamente no cotidiano de usuários. Posso entender o ultimo ataque a PSN como parte de ums estratégia de crackers descontes, como partir para a suposição de que algum concorrente invejoso fez mais do que realmente lançar propaganda contra a Sony.

A Infoguerra acontece em todos os dias, de caixa de mensagens a caixa de mensagens, e na grande maioria das vezes tem seu sucesso devido falta de malícia de executivos e tomadores de decisão que pensão mais em custos e burocracia que realmente em segurança.

Ciberguerra é uma modalidade de guerra em que as armas normais são substituídas por ataques virtuais. A existência da ciberguerra deve-se ao fato de que hoje, os meios digitais estão completamente integrados aos governos e a todas as pessoas. 

Se toda a rede de um país fosse atacada, os transtornos à população seriam muito grandes e geraria-se um enorme caos. Muitos fatos já ocorreram na ciberguerra, o mais importante deles foi o Stuxnet, em que um vírus conseguiu controlar parcialmente uma usina de enriquecimento de urânio iraniana, causando estragos algumas de suas centrífugas e adiando o projeto de uma bomba atômica no Irã. 

Empresas estadunidenses foram alvo de ataques chineses em janeiro de 2010, a principal delas o Google. Esses ataques estariam relacionados com espionagem de e-mails de ativistas que eram contrátrios ao governo chinês. O Google anunciou que pararia as ações na China, atualmente os servidores de Hong Kong recebem os acessos chineses.

A pouco tempo, houve um ataque poderoso nos servidores da wordpress.com, que tirou vários blogs pessoais do ar, causando desconforto para milhares de usuário. Pelo que sondei com amigos da área e rumores da internet, parece que foi devido a arrogância da equipe do wordpress.com. Sou testemunha do pouco caso deles com conteúdo alheio, ainda mais por se tratar de um serviço gratuito.

Posso entender que a Infoguerra ou Ciberguerra, esta apenas começando a agregar mais adeptos, e os hackers agora para muitos casos usam crachas e fazem do seu teclado e conhecimento, a verdadeira bomba nuclear digital. 

Meu conselho é o de sempre ter bkps de seus itens mais importantes e ficar atento nos serviços de TI e soluções em nuvem que contrata, sempre com um plano de BKP auxiliar, além do seu pessoal.

Todo cuidado é pouco, mas ajuda a se recuperar de certas catástrofes.

Não é a queda que destrói as empresas e as pessoas, e sim a forma como tentam se levantar para continuar a lutar. Cair é parte da vida, mas como você administra a queda e se levanta,definem o resultado.








Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem