A criatividade dos hackers me deixa sempre animado e impressionado. Penso comigo... poxa, eu nunca pensei nisso... e funciona!
Os caras são realmente criativos...
Ataque ao Gmail
Na última quarta-feira (1/6), o Google divulgou que centenas de usuários do Gmail, incluindo funcionários do governo, ativistas e jornalistas tinham sido vÃtimas de ataques "phishing". A empresa ainda afirmou que os ataques foram originados de Jinan, na China, o que os levou a supor que os crackers foram patrocinados pelo Estado, uma vez que o Google e o paÃs mantêm uma relação turbulenta. Porém, a Embaixada da China nos Estados Unidos comentou nesta quinta-feira (2/6) que o paÃs é a vÃtima do crime virtual e não a agressora.
Segundo a Trend Micro, as redes corporativas têm sido atacadas por anos, mas agora os hackers estão focando em emails pessoais como uma forma de obter informações que possam ajudá-los a entrar em computadores bloqueados. "As pessoas, sejam elas ativistas de direitos humanos ou autoridades governamentais, tendem a ter email pessoal", disse Villeneuve. "Esta é uma boa maneira de crackers obterem informações sobre indivÃduos para facilitar os ataques a uma grande rede corporativa", completou.
Os ataques do Gmail utilizaram um protocolo pouco conhecido da Microsoft para descobrir qual o tipo de software antivÃrus que suas vÃtimas estavam usando. Ao descobrir quais eram os programas, eles puderam construir um código de ataque e testá-lo antes para ter certeza que passaria despercebido. A partir daÃ, os crackers enviaram emails para suas vÃtimas pedindo que clicassem em um link malicioso. Os links eram direcionados para documentos em PDF ou sites infectados.

