Obter redundância e escalabilidade foi o que motivou o Portal Educação a migrar de servidores dedicados sem balanceamento de carga para um ambiente de nuvem privada contratado junto à Dualtec – Cloud Solutions. O projeto foi concluído há seis meses e, hoje, a instituição tem parâmetros para afirmar que a mudança já trouxe resultados positivos.
“Com a meta de garantir educação de diferentes níveis para 500 mil estudantes até 2013, esses recursos são essenciais para a estratégia e a manutenção do nosso negócio, o e-learning”, afirma André Akagi, diretor de Inovação e um dos sócios do Portal Educação.
O executivo conta que o portal foi criado em 2001 pelo seu atual CEO, Ricardo Nantes, e um sócio, para oferecer cursos a farmacêuticos. Dez anos depois, atua em 28 áreas de conhecimento e 60 países, com 150 colaboradores, tendo lecionado para 300 mil estudantes em 2010. “Temos um reconhecimento de mercado que nos permite fazer planos ousados, mas precisávamos no preparar tecnologicamente”, observa o diretor, enquanto contabiliza 26 certificações no segmento de ensino à distância e gestão.
A Dualtec, segundo ele, entendeu bem o tipo de negócio e os objetivos educacionais de ensino à distância praticados pelo Portal Educação, que envolve desde cursos pontuais a uma demanda mais ampla por aluno e vendas feitas totalmente via web. Ao usar os serviços de Private Cloud, a empresa de e-learning garante uma boa navegação pelo seu site e efetividade de compra aos seus clientes. “Dessa forma, conseguimos elasticidade na operação e podemos expandí-la sempre que a demanda aumenta, pois a escalabilidade é uma característica própria da nuvem”, explica.
A experiência positiva começou durante a migração dos sistemas, que era sensível, não deveria interromper nenhum curso em andamento e foi feita com sucesso durante uma madrugada. Continua até hoje, e promete durar. “A individualidade no atendimento técnico e comercial dos serviços, entendendo as especificidades do negócio, é essencial para um relacionamento de longo prazo”, justifica.
O Portal Educação oferece mais de 700 cursos livres e de curta duração online, de idiomas, carreiras e pós-graduação. Os últimos são os únicos que incluem encontros presenciais.