Quanto mais nossa realidade aponta para a tecnologia, mais descobrimos que é possível ocultar dados em situações simples, como ler um e-mail, ver uma foto, escutar uma música e por que não, falar ao telefone.
O método TranSteg, permite ocultar dados em uma chamada telefônica VoIP (voz sobre dados).
O TranSteg é baseado na trascodificação esteganográfica dos pacotes transmitidos pelo VoIP. Isso significa que exige a atribuição de um espaço maior, visto que os pacotes ganham mais tamanho, dependendo do que se esta sendo transmitido.
Alguns investigadores de telecomunicações da Varsóvia, em uma experiência realizada em laboratório, efetuaram a transmição de 2,2 MB de dados em uma chamda de 07 minutos.
Ponto chave: Para que seja possível esse tipo de esteganográfia, é necessário efetuar uma modificação nos equipamentos e servidores, tanto nos emissores quanto nos receptores. Não consegui maiores detalhes de como exatamente acontece o processo, mas continuarei pesquisando.
Pela pesquisa feita, os investigadores usaram pacotes baseados no protocolo Real-time Transport Protocol (RTP), como sendo de transporte de voz, codificados usando o codec G.711.Na realidade, usaram informação de voz codificada com o G.726, para ocupar menos espaço por pacote. A diferença entre a carga do pacote identificada no respectivo campo e o que os pacotes continham era o espaço disponível para a mensagem esteganográfica.
De acordo com a equipe de investigação, na configuração usada nos testes, o TranSteg acrescentava um atraso de 0,4 milissegundos. O nível de Mean Opinion Score (MOS), usado para avaliar a qualidade da voz, cai de 4,46 para uma média de 3,834 – ainda aceitável, mesmo assim.
Referências:
1) http://technet.microsoft.com/pt-br/library/aa998670.aspx
2) http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2011/11/22/2012-sera-o-ano-da-comunicacao-maquina-a-maquina/
3) http://en.wikipedia.org/wiki/G.711