Cloud Computing. A pergunta não é se você vai usar, e sim quando você vai usar.




Muitas pessoas ainda tem alguma dúvida sobre o que é e se vão usar a Cloud Computing. Infelizmente se você também se fez essas perguntas, possivelmente esta com uma defasagem clara.
Cloud Computing não é uma escolha ou opção. Você já usa sem saber ou um dia vai se dar conta que esta usando e não sabia.



Confuso? Rs... acho que as pessoas apenas não estão interessadas em saber que as coisas tem nomes e utilização. A grande maioria dos “users” não que r saber se é azul ou amarelo e se chama solução XYbolinha, querem apenas que funcione.

Para os profissionais de TI, é primordial entender o funcionamento das nuvens e saber que existem protocolos padrões que garantem sua convergência e interoperabilidade.
Manter tudo funcionando é uma obrigação em nossa área e um bom planejamento tático de retenção de catástrofes e plano de missão critica é mais que obrigatório.

Trabalhar com pontos estratégicos de troca de trafego e links redundantes é ponto alto e deve ser considerado seriamente.

Alta disponibilidade ou também chamada de HA deve ser considerado, pois isso evita prejuízos.
Cada negócio tem o que eu chamo de ponto de dobra sem quebra. Dentro de uma visão singular, entendo que problemas e desafios sempre vão bater à sua porta, e quanto mais preparado para isso você estiver, melhor e mais rápida será sua recuperação.

O ponto chave é ter uma análise de risco de qualidade e dentro disso validar os prejuízos e se antecipar a problemas, criando cenários e trabalhando realidades virtuais. É como tentar imaginar o prejuízo de um terremoto antes que aconteça.

Analisando a probabilidade, prejuízo e custo, é possível tomar decisões que aceitam os riscos ou que eliminam a chance deles acontecerem. Em alguns casos, não podemos evitar que aconteçam, mas podemos diminuir o impacto do problema e firmar uma recuperação mais rápida e efetiva.



Agora você pode se perguntar, o que isso tem a ver com Cloud Computing?

Nos próximos anos duas tecnologias farão sua força e coexistirão por natureza. A internet das coisas e a Cloud Computing farão o nosso mundo mudar radicalmente.
Hoje isso já acontece com redes de Video Games, ou redes privadas e até redes públicas onde equipamentos se comunicam diretamente  uns com os outros. São Nuvens para um determinado fim, como as nuvens X25 dos cartões de crédito e transações eletrônicas. 90% das pessoas não sabe como isso funciona e nem precisa, desde que consiga passar seu cartão quando comprar um pãozinho na padaria.
Grandes empresas de computação em nuvem trazem tolerâncias a falhas e interoperabilidade com outras empresas e acredite, em modo prático posso dizer que você vai usar (se já não usa) muitos dos recursos da Nuvem.



Posso dar o exemplo do Drop Box para armazenamento em nuvem ou o Cloud Exchange de empresas como a Dualtec e Nomer, especialistas nesse ramo de atividade.

O conceito de Cloud também já é velho conhecido na empresa de transportes Águia Branca. É usado desde 2006. Como é um grupo composto por quatro unidades de negócios distintos [logística, comércio, transporte de passageiros rodoviários e transporte de passageiros aéreos], dependendo da área de atuação de cada companhia, o modelo pode ser público ou privado. “A TI fornece serviços e soluções para cada uma das unidades do grupo. Administramos cerca de 60 projetos ao longo do ano. Para facilitar a entrega, criamos uma cloud privada para atender aos clientes internos. Todos os sistemas e serviços são acessados por meio dela, de qualquer lugar”, diz Aldo Zuquini Júnior, gerente de TI da Águia Branca.

Amigos, entendam o conceito de nuvem como sendo mais poderoso e abrangente do que podem imaginar. Hoje você só escapa dessa realidade se morar em uma casa de parro batido sem energia elétrica, água encanada  nos confins da terra.

Grande abraço e que venha 2012.

Sucesso a todos.

Att
Eduardo Popovici

Tags: Cloud Computing - Soluções em Nuvem - Armazenamento em Nuvem - Internet das Coisas - Futuro 

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem