Internet das coisas, computação difusa ou computação ubíqua.





Internet das coisas, computação difusa ou computação ubíqua.

Não importa a forma como é conhecida por culturas e povos, entender que essa é a mais nova realidade humana é mais do que necessário.

Cada vez que compramos um equipamento que automatiza serviços de nosso dia a dia, estamos na verdade transferindo consumos de espaço temporal para um objeto. Isso na verdade nos permite ter mais tempo livre para fazer outras coisas, ou acumular novas tarefas.

A automatização do ser humano se torna cada vez mais forte e tenaz, e com isso é claro que nossos acessórios ou Gadgets tecnológicos começam a ficar mais flexíveis a mudanças e adaptáveis a realidade.

Em um dado momento viu-se a necessidade de comunicar nossas "coisas", ou como esta na moda dizer, comunicar nossos "Gadgets". Imagine um forno de micro-ondas que se conecte com o fabricante para buscar uma atualização de firmware para novas receitas ou novas formas de lidar com os alimentos, ou simplesmente para atualizar o relógio do display que marca a hora com 34 milésimos de segundo a mais do que deveria.

Imagine que um carro identifique os batimentos cardíacos do motorista e identifique um infarto, acionando o socorro mais próximo antes que o pior aconteça.

Ou ainda, imagine que uma planta esteja sem água e precise lembrar o ser humano sem tempo que ocupa sua cabeça com outras coisas.

O termo internet das coisas surgiu nos anos 90 e apesar de não ser bem aceito pelos americanos, devido um experimento com resultados questionáveis pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), é amplamente usado nos dias de hoje e já é uma grande realidade.

Equipamentos de GPS, rastreadores, impressoras, servidores, videogames e uma infinidade de outros dispositivos ocupam as transmissões de dados, usando as leis da física e colocando a prova todos os ensinamentos de Andrew S. Tanenbaum (Professor de Ciência da Computação em Amsterdam e autor dos livros, Redes de computadores e Sistemas operacionais modernos).

Hoje, dia 16/01/2012, foi publicado um artigo sobre a conexão de "coisas" pela internet, com um determinado fim. A publicação foi efetuada pelo Blog do Estadão e foi colocado como título de Tudoconectado.

Dois grandes conceitos que mudarão toda a realidade humana em questão de tecnologia da informação nos próximos anos, é a Cloud Computing e a Internet das Coisas. Isso é um fato incontestável, não importa o nome que ganhe por uma determinada cultura.

A integração de dispositivos e sistemas inteligentes e completamente virtualizados e sustentáveis, será o grande trunfo da tecnologia, possibilitando inúmeros benefícios.

Esta na hora de abrir seu pensamento para uma grande realidade e entender, que mais do que nunca, estamos em um mundo digital de livre pensamento e extrema complexibilidade, e tão magnifica quanto.

Grande abraço e sucesso a todos.

Att
Eduardo Popovici


Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem