Cadas vez me surpreendo mais com o Blog iMasters.
Já não é de hoje que leio muitos artigos relacionados a diversas soluções, tanto de desenvolvimento como Photoshop e afins.
A matéria que mostra o funcionamento do Kernel e seu trabalho em relação aos processadores x86 é muito interessante para nerds de plantão, Geeks e programadores em geral.
Recomendo a leitura, então adicionei apenas uma introdução copiada do Blog, e para vocês lerem a matéria completa... rs... nada mais justo que acessar realmente quem tem créditos pelo assunto.
Matéria Completa!
"Este artigo vai tratar sobre a memória e a proteção em computadores compatíveis com o Intel (x86), buscando saber como os kernels trabalham. Como nas séries boot, farei a ligação entre as fontes do Linux kernel, mas darei também exemplos com Windows (desculpe, sou ignorante a respeito de BSDs e Mac, porém a maior parte da discussão se aplica a eles). Peço que me informem sobre erros.
Nos chipsets que compõem as placa-mãe da Intel, a memória é acessada pela CPU via o front side bus, que o conecta ao chip northbridge. Os endereços de memória trocados no front side bus são endereços de memória físicos; números brutos de zero até o final da memória física disponível. Esses números são mapeados pela northbridge através de sticks de RAM físicos".