Documento: Entendendo e Instalando o ADK - Windows Assessment and Deployment Kit
Objetivo: Microsoft Windows Server / Worsktation
Organização: Servidores
Autor: Eduardo Popovici
*******************************************************************************
Se gostou comente... se funcionou comente, se não ... comente também rs... sua opinião ajuda a melhorar o Blog da HTBRAZ e logicamente fornecer conteúdo de qualidade para quem esta com problemas.
Nosso conteúdo é gratuito. Somos a favor do conhecimento livre.
Sucesso!
*******************************************************************************
O ADK, também chamado de Windows Assessment and Deployment Kit é um compendium de ferramentas úteis no dia a dia de quem trabalha com implementação e gerenciamento de infraestrutura.
Esse conjunto de ferramentas instala por padrão:
- Application Compatibility Toolskit (ACT)
- Ferramentas de Implantação
- Ambiente de Pré-instalação do Winodws (Windows PE)
- Ferramenta de Migração de Estado de Usuário (USMT)
- Gerenciamento de Ativação (VAMT)
- Kit de Ferramentas de Desempenho do Winodws
- Toolkit de Avaliação do Windows
- Serviços de Avaliação do Windows - Cliente
- Microsoft SQL Server 2012 Express
Para quem já trabalha a um tempo com a famÃlia de produtos Microsoft, pode destacar algo bem interessante em algumas dessas ferramentas, por exemplo o Windows PE, que é uma versão muito simplificada do Windows que não precisa instalar. Utilizado apenas para manutenções e recuperação de arquivos e conteúdo. Pode ser acessado por um leitor de CD ou DVD e ocupa mÃseros 100 MB.
O USMT é muito útil para migrar o usuário e todas as configurações de um computador antigo para um novo, incluindo papel de parede, configurações gerais, arquivos e músicas e tudo mais que haja no ambiente. Vale a pena uma boa olhada nessa ferramenta, ainda mais se você trabalha em uma assistência técnica e precisa formatar ou substituir o HD do cliente.
Uma ferramenta muito interessante é o VAMT 3.0. Essa ferramenta controla dentro de uma empresa todas as ativações por chave KMS. Se um usuário furtar uma das chaves, não vai conseguir ativar o Windows ou o Office fora das dependências da empresa, e caso ele ative e leve o equipamento para casa, terá até 180 para fazer uma nova ativação. É uma ferramenta muito útil para controlar as chaves de registro, gerar relatórios de ativação e do parque de maquinas ativas.
Primeiro você deve fazer o download do ADK no site da Microsoft.
Feito isso basta executar e seguir os passos da instalação (se você escolher todas as opções vai demorar).
1) Você pode ou não ingressar no programa de aperfeiçoamento Microsoft. Escolha o que achar mais interessante e pressione avançar.
2) Escolha o local para salvar (instalar) as ferramentas. Recomendo deixar na pasta padrão para facilitar a localização posterior.
4) Selecione as ferramentas que quer instalar. Como em um primeiro momento, recomendo que instale todas e veja o que esse kit fornece. Conhecimento nunca é demais.
5) A instalação vai te pedir para liberar permissão de acesso. Clique em SIM para continuar.
Agora é só esperar para concluir a instalação. Futuramente pretendo criar posts com a utilização de cada ferramenta, para dar uma visão mais objetiva. Assim que sair alguma coisa... faço o post no blog.
Grande abraço do Edu e sucesso a todos.