Configurando o LUIS (Serviço Inteligente de Reconhecimento Vocal) no Microsoft Azure

 

Pensando em Inteligência Artificial, como podemos fazer com que uma máquina compreenda a linguagem humana? Falando de Microsoft Azure, podemos usar o LUIS ou Serviço Inteligente de Reconhecimento Vocal.

O LUIS é um serviço de processamento de linguagem natural que permite compreender a linguagem humana em seu aplicativo, site, chatbot, dispositivo IoT e muito mais. Depois que você configurar e publicar o modelo do LUIS, seu aplicativo poderá receber entradas de usuário em linguagem natural e tomar a medida adequada. Você não precisa ter conhecimento de Machine Learning para compreender as entradas. 


Em vez disso, você pode se concentrar na lógica do seu próprio aplicativo e deixar o LUIS a fazer o trabalho pesado por você. Depois que seu modelo LUIS é construído e implantado, ele exporta um ponto de extremidade HTTP simples que é chamado pelo seu aplicativo.

Neste post ensino os passos para configurar o LUIS em seus primeiros passos.

1. Faça logon em seu portal do Microsoft Azure;

2. Clique no + Criar um recurso e digite LUIS. Identifique o reconhecimento vocal e clique em CRIAR;


3. Você precisará preencher as informações de tela, começando pelas opções de criação. Até o momento da escrita deste post, haviam três opções. A opção Ambos, Criação e Previsão. Optei por criar Ambos.


4. Agora vamos preencher as etapas:

a. Assinatura: Qual assinatura será utilizada para a cobrança;

b. Grupo de recursos: Identifique aqui o grupo de recursos que pretende utilizar;

c. Nome: Adicione um nome ao componente (geralmente o nome esta relacionado ao projeto ou API que fará uso do LUIS)

d. Recurso de criação: Aqui você identifica onde fica hospedado seu recurso de criação. Note que a quantidade de lugares que disponibilizam o recurso é bem menor se comparado ao Recurso de Previsão (pelo menos até a data de escrita deste post).


e. Por uma lógica simplificada relacionada a este post, vou deixar o recurso de Criação junto do recurso de Previsão (no mesmo lugar, ou seja, (US) Oeste dos EUA).


f. Valide as informações digitadas e clique em Revisar + criar


5. Após a validação você receberá um overview do que esta sendo criado. Basta clicar em CRIAR e o processo começa.


6. Ao término da criação vamos ao recurso.


7. Em visão geral temos uma ideia da utilização dos recursos. Também podemos coletar o ponto de extremidade e gerenciar as chaves para autenticação. 


8. Dica, para não encarecer seus laboratórios de estudo, use a técnica do criou-entendeu-apagou. Depois de criar o recurso e entender o processo, apague. Isso ajuda a otimizar os custos ($$$) e garantir maior aproveitamento. 




Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem