O Windows Server 2022 chegou. Para validar os conhecimentos do todo o seu acervo de soluções a Microsoft disponibilizou a certificação AZ-800.
O exame AZ-800 cobra conhecimentos de como administrar a infraestrutura de núcleo hÃbrido do Windows Server 2022. Os candidatos para este exame administram carga de trabalhos principais do Windows Server usando tecnologias de nuvem, hÃbridas e locais.
Esses profissionais devem ter experiência em implementar e gerenciar soluções locais e hÃbridas, como identidade, gerenciamento, computação, rede e armazenamento. Eles usam tecnologias e ferramentas administrativas, como Windows Admin Center, PowerShell, Azure Arc e administração de máquina virtual IaaS.
Atendendo a um dos inúmeros procedimento de prova, deixo aqui uma receita rápida de como instalar o Docker através do Windows powershell. Muito útil para quem quer ganhar tempo com o processo. Até o dia da construção deste post, o procedimento exigia dois reboots.
1. Abra o Powershell com permissões administrativas;
2. Digite o comando Install-Module -Name DockerMsftProvider -Repository PSGallery -Force e pressione o enter;
3. Digite Y para yes [Y] e pressione a tecla Enter;
4. Faça o reboot do servidor com o comando shutdown -f -r -t 0
5. Abra novamente o Powershell com permissões administrativas;
6. Digite o comando Install-Package -Name docker -ProviderName DockerMsftProvider e pressione a tecla Enter;
7. Veja que a versão fica disponÃvel logo como saÃda. Será necessário efetuar um novo reboot no servidor depois dessa operação para habilitar a feature de containers.
8. Use o comando docker version para validar a versão instalada;
9. Você pode utilizar o comando Get-Package -Name Docker -ProviderName DockerMsftProvider para mostrar informações relacionadas ao pacote instalado.
10. Use o comando docker info para visualizar informações sobre plugin, cluster, registro e demais itens.
11.Para listar as imagens que estão disponiveis, use o comando docker images;
12. O comando docker pull mcr.microsoft.com/windows/servercore/iis:windowsservercore-ltsc2019 pega uma imagem pronta diretamente da Microsoft para testes
13. Primeiro acontece o download de 1.877GB e depois a extração (processo de 5 a 10 minutos - dependendo do link e do hardware do servidor). Note que agora com o comando docker images é possÃvel ver disponÃvel a imagem baixada. Veja que a extração o tamanho da imagem aumentou para pouco mais de 5 GB.
14. Para iniciar a imagem use o comando Docker run -d -p 80:80 --name ContosoSite mcr.microsoft.com/windows/servercore/iis:windowsservercore-ltsc2019 cmd
OBS.: Lembre-se que o sistema operacional precisa ser compatÃvel com a versão do host de execução, ou seja... se houver alguma incompatibilidade, será apresentado uma mensagem de erro na tela.