Imagine que você esta homologando o serviço de terminal do Windows Server 2025 (TS).
Você começa todo o procedimento, monta os servidores, prepara as configurações e entende que tudo esta seguindo conforme deveria.
Você então faz a requisição de compra das licenças e descobre que elas vão demorar para chegar, mas precisa seguir com os testes de carga de trabalho.
Você então usa dois comandos em powershell para ver quanto falta para expirar as licenças do ambiente que você criou.
Importante: Os prints que você verá abaixo são de um ambiente de laboratório com o Windows Server 2025. É importante frisar aqui que utilizar recursos de terminal sem a aquisição de licenciamento é pirataria.
O primeiro comando abaixo, mostra a quantidade de dias para expirar a licença de demonstração.
(Invoke-CimMethod -InputObject (Get-CimInstance -Namespace root/CIMV2/TerminalServices -ClassName Win32_TerminalServiceSetting) -MethodName GetGracePeriodDays).DaysLeft
Já este segundo comando abaixo mostra a data em que a licença de testes vai expirar.
((Get-Date).AddDays((Invoke-CimMethod -InputObject (Get-CimInstance -Namespace root/CIMV2/TerminalServices -ClassName Win32_TerminalServiceSetting) -MethodName GetGracePeriodDays).DaysLeft)).ToString("dd/MM/yyyy")
Instruções
A função Serviços de Área de Trabalho Remota (RDS) no Windows Server requer a instalação das devidas Licenças de Acesso de Cliente (CALs) para operar em conformidade com as políticas de licenciamento da Microsoft.
Entretanto, a partir do momento em que a função é instalada, é iniciado automaticamente um período de carência de licenciamento de 120 dias. Durante esse intervalo, o ambiente de RDS permanece plenamente funcional mesmo na ausência de CALs instaladas, permitindo o estabelecimento de conexões de clientes sem bloqueio por licenciamento.
Esse período de tolerância tem como objetivo possibilitar que a organização implemente, configure, valide e execute testes de carga e de funcionalidade no ambiente de Serviços de Área de Trabalho Remota, assegurando que a solução atenda aos requisitos técnicos e operacionais antes da aquisição, ativação e instalação definitiva das CALs de RDS no servidor de Licenciamento.
É possível redefinir esse período de tolerância, mas redefini-lo não substitui a compra e a instalação das CALs de desktop remoto necessárias. As etapas a seguir não devem ser executadas em um servidor que esteja em produção.
Para redefinir o período de tolerância do licenciamento de RDS, execute as seguintes etapas:
1. No host da sessão do RDS, inicie o Editor do Registro (regedit) como administrador.
2. No regedit, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\RCM\GracePeriod.
3. Dentro dessa chave do Registro há um REG_BINARY Entrada cujo nome começa com a string L$RTMTIMEBOMB. (Esta é provavelmente a única entrada nesta chave.) As permissões padrão nessa entrada não permitem que ela seja modificada ou excluída, portanto, essas permissões devem ser alteradas.
4. No painel esquerdo do regedit, clique com o botão direito na pasta GracePeriod e selecione Permissions.
5. Na janela de permissões exibida, selecione Administradores e atribua a esse grupo permissões de Controle total . Clique em OK para fechar a janela.
6. Se um erro indicar que as permissões não puderam ser alteradas, assuma a propriedade da pasta seguindo estas etapas:
7. Se a janela de permissões não estiver mais aberta, clique com o botão direito do mouse na pasta GracePeriod e selecione Permissões novamente.
8. Clique em Avançado.
9. Na parte superior da janela Configurações avançadas de segurança, clique no link Alterar ao lado do proprietário atual.
10. Digite Administrators no espaço em branco e clique em Check Names. Confirme se o grupo Administradores local está listado e clique em OK.
11. Marque a caixa Replace owner on sub containers and objects e clique em OK.
12. Clique em OK novamente para fechar a janela de permissões e, em seguida, tente alterar as permissões da pasta novamente.
13. Clique com o botão direito do mouse no L$RTMTIMEBOMB... e selecione Excluir. Clique em Yes para confirmar a exclusão.
14. Saia do regedit.
15. Reinicialize o servidor host da sessão para que a alteração de registro entre em vigor.
Você pode validar se o procedimento foi executado com êxito utilizando a Ferramenta de Diagnóstico de Licenciamento de Área de Trabalho Remota (RD Licensing Diagnoser), acessível por meio do menu Ferramentas no Gerenciador do Servidor.
Uma vez concluída a configuração, os dispositivos cliente deverão conseguir estabelecer conexão com esse host de sessão mesmo na ausência das CALs aplicáveis.
Reforça-se que esse procedimento não substitui a aquisição, o licenciamento adequado e a instalação das CALs de Serviços de Área de Trabalho Remota (RDS CALs). Seu uso deve ser restrito exclusivamente a ambientes de não produção, como laboratórios, ambientes de teste ou cenários de homologação, não sendo recomendado para infraestruturas de produção.
