Use o V-Lite para criar sua cópia do Seven atualizada e com drivers integrados.

Caros amigos,

Hoje vamos criar nossa versão atualizada do Windows Vista ou Seven, através de um Software bem interessante, chamado V-Lite.

Esse software depende da instalação do pacote WAIK da Microsoft, para poder efetuar o processo.

Lembramos que esse tutorial, não tem motivação para criar cópias piratas, e sim, para poder auxiliar analistas e técnicos a criar mídias atualizadas ou customizadas do Windows, visando uma melhor funcionalidade e redução do tempo de trabalho.

Até algum tempo atrás, utilizávamos o N-Lite para personalizar as cópias do Windows XP com uma grande facilidade, e acreditem, isso já me tirou de grandes enrascadas.

1) Após baixar o V-Lite e fazer toda a instalação, incluindo o WAIK, copie o conteúdo do DVD do Windows para uma pasta dentro do HD. Se você estiver com uma ISO, você vai precisar quebra-la, jogando seu conteúdo em uma pasta. Eu recomendo a quebra da ISO com o programa 7z, que atende muito bem a esse propósito.



2) Em uma próxima etapa, podemos abrir o programa e ver sua interface inicial.


3) Escolha o local onde a pasta foi salva e nela iremos trabalhar tanto as atualizações, quanto os arquivos de configuração e o arquivo de resposta (que leva dados da instalação como o serial, por exemplo).


4) Escolhido o local, basta clicar em Next e vamos para a etapa em que devemos identificar o que queremos alterar ou adicionar. Veja na imagem abaixo, que é possível alterar uma série de itens, que pode variar desde o arquivo de resposta, até mesmo os hotfixes que podem ser instalados. O modelo abaixo teve todas as opções selecionadas para ajudar a ilustrar o tutorial, porém você pode usar o que achar mais interessante.



5) Nessa próxima tela, devemos usar caso tenhamos algum tipo de pacote de instalação ou atualização, incluindo pacotes de linguagem adicionais. Perceba que o item esta com uma marcação vermelha e só será habilitado, caso o usuário selecione o Enable. Essa fase é a fase de integração, onde adicionamos drivers e componentes de atualização. Cuidado com os drivers adicionados. Em alguns casos, tive sérios problemas com incompatibilidade de placas mãe. Alguns drivers que adicionei, funcionavam perfeitamente em placas Intel, porém quando tentei a instalação em placas de fabricante ECS... veio a boa e velha tela azul da morte do Windows. É interessante customisar seu parque de maquinas, porém cuidado para não pecar pelo excesso.



6) Nessa etapa, podemos escolher quais componentes farão parte da instalação. É aqui que podemos reduzir drasticamente o tamanho da instalação e os recursos que serão instalados. Recomendo cuidado e atenção nessa parte. Cada componente tem uma certa restrição e orientação. Perca um tempo extra nessa parte.



7) A janela de Tweaks permite ativar ou desativar recursos de segurança durante a instalação. É útil em alguns casos, porém deixa o sistema muito vulnerável (meu ponto de vista pessoal). Então, vai do usuário analisar se deixa habilitado ou não.



8) Agora vamos preencher o arquivo de resposta ou o Unattended. Esse arquivo é responsável por conter as configurações iniciais de Serial, dados do primeiro usuário, localização de rede e updates e configurações regionais. Essa é uma das vantagens do V-Lite, você pode facilitar muito a customização do Windows e você nem precisa ser um MCTS ou um MCTIP.




9) Para finalizar primeiro crie a ISO no seu computador e só depois grave para o DVD. Uma boa dica é gravar na menor velocidade possível, pois isso garante que a mídia será lida na maioria dos leitores.




Recomendações:


Faça algumas imagens (ISO) e teste no Virtual Box antes de continuar a gravação, isso evita que você desperdice DVDs a toa. Leva um bom tempo para fazer uma imagem de boa qualidade, então não se preocupe em fazer rápido. Perca tempo, aprenda a usar o programa e a entender quando desativar e quando ativar algum recurso.


O melhor de poder customisar a instalação, é que você pode evitar atualizações desnecessárias, que geram um trafego violento pela rede e pior, pelo link de internet.


O ideal seria criar um servidor WSUS, para baixar as atualizações e direcionar as estações por GPO para esse servidor, mas imagina que você criou imagens mais completas de instalação. Isso pode ajudar a diminuir o trafego inicial e até facilitar que as estações fiquem o mais parecidas possível.


O V-Lite não é uma ferramenta oficial Microsoft e caso você queira conhecer uma forma mais "Microsoft" de fazer o mesmo processo, estude o conteúdo do material 70-680, para a certificação MCTS Windows Seven.


 


Boa sorte e sucesso.


 


Eduardo Popovici

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)

Postagem Anterior Próxima Postagem