Mais uma vez a Intel procura inovar em tecnologia e desempenho.
Os novos processadores de 22 nm da Intel (codinome Ivy Bridge; lançamento previsto para o primeiro semestre de 2012) não utilizarão transistores convencionais (ou 2D), mas sim transistores 3D.
De acordo com a Intel, os transistores 3D de 22 nm oferecem um ganho de desempenho de 37% e consomem metade dos que os atuais transistores 2D de 32 nm.
Os transistores 3D são bem parecidos com os modelos bidimensionais. A diferença é nos transistores 3D há três canais por onde a corrente elétrica pode passar, ao contrário dos modelos 2D, que tem apenas um canal.
Há anos temos visto limites para o transistor de pequeno porte pode", disse Gordon E. Moore. "Esta mudança na estrutura básica é uma abordagem verdadeiramente revolucionário, e que deverá permitir a Lei de Moore, e que o ritmo histórico de inovação, para continuar." - Gordon E. Moore
"Os cientistas da Intel e os engenheiros têm mais uma vez reinventado o transistor, desta vez utilizando a terceira dimensão reinos. Surpreendente, no mundo moldar dispositivos serão criados a partir dessa capacidade como Moore antecedência nova lei no." - Paul Otellini, da Intel Presidente e CEO"
"Os ganhos de desempenho e economia de energia do único da Intel em 3-D Tri-Gate transistores são como nada que tenhamos visto antes. Esta etapa é ir mais longe do que simplesmente manter-se com a Lei de Moore. A baixa tensão e os benefÃcios de baixa potência muito superior costuma ver de um processo de geração para a próxima. É o que vai dar o produto designers flexibilidade para fazer actuais dispositivos inteligentes e totalmente possÃveis novos entes. nós Acreditamos que essa descoberta irá estender a liderança da Intel ainda mais durante o resto da indústria de semicondutores. "
Muito bom!!
ResponderExcluirParabens, muito bem informado!